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Posted on Maio 3, 2012. Filed under: Inspiração | Etiquetas:, , , |


Grupo Consumer Behavior Portugal no Facebook – Toda a verdade

O grupo Consumer Behavior Portugal é cada vez mais um caso de sucesso ao nível da divulgação do Marketing, Comportamento do Consumidor e Tendências num ambiente tão eclético como é o Facebook.

Estranhamente, os grupos do Facebook não têm tido a mesma atenção que as chamadas “páginas do Facebook”, talvez – como alguns afirmam – por não haver uma essência comercial que justifique mais atenção do que a que já existe. Permitam-me discordar: os grupos são elementos poderosos de socialização, divulgação e partilha, muitas vezes gerando mais buzz do que a maioria das páginas. Lamenta-se assim que haja métricas para páginas do Facebook, mas quase nenhuma digna desse nome para grupos do Facebook. Mas é possível, com empenho, descobrir algo mais sobre os grupos que gerimos.

Consumer Behavior Portugal – um grupo Facebook

Este grupo já ultrapassou os 1100 membros e não pára de aumentar. Até já tem um pequeno vídeo de 1 minuto que tem facilitado a sua divulgação. Mas o que é que distingue este grupo? Do que se fala? É um grupo dinâmico ou é estático? Quais os assuntos mais discutidos? Fiz um pequeno estudo de mercado ao grupo, para responder a algumas destas questões. Os dados recolhidos reportam a Abril 2012 (3 de Abril a 30 de Abril). O grupo neste período bateu todos os records de posts publicados, e também houve um forte aumento do número de pessoas que comentaram os posts, mantendo-os activos por mais tempo. Sem contar com 1 e 2 de Abril, foram publicados 267 posts, um recorde no grupo.

Bem, uma das primeiras coisas que há a dizer é que é um grupo muito diversificado nas temáticas que aborda (clique para ver a imagem em tamanho maior).

Desde logo é visível que o grupo serve de meio de divulgação aos membros que possuem sites ou blogues – o que é positivo, desde que a temática focada se mantenha no Marketing, Comportamento do Consumidor, Inovação e Tendências – os 4 eixos em que baseei o grupo. Logo a seguir, vem uma das grandes mais valias: a partilha de eventos, conferências, seminários e similares. É hoje possível os membros serem alertados pelo que se vai fazendo em Portugal, ao nível do Marketing, através do grupo. Durante o mês de Abril destacaram-se os eventos da APPM, TEDx Aveiro, Startup Lisboa, Psicosoma, o Mexe-te, lançamento de livros, Switch ou Marketing Attack, apenas para dar alguns exemplos.

A boa disposição também tem marcado presença, o que é sempre importante para fazer esquecer um pouco a crise. Mais duas achegas que considero importantes. O grupo é também um bom meio para a divulgação de questionários, ajudando os colegas a completarem as suas teses. E há também um aumento de posts relacionados com causas sociais e humanas, em que o comportamento do consumidor pode ser de tanta ou mais valia quando comparado com actividades comerciais. Um aspecto que não me satisfaz é o facto de os membros não usarem mais o grupo para colocarem dúvidas. Há um potencial enorme neste grupo, ao nível das pessoas e know-how envolvidos.

Membros masculinos mais participativos

Outro aspecto que não me satisfaz é o facto de os membros do sexo feminino apenas serem responsáveis por 30% dos posts publicados no grupo. Gostaria que as colegas publicassem mais… 63 pessoas diferentes publicaram no grupo ConsumerBehavior Portugal do Facebook. Mesmo não tendo compilado o número de comments, acredito que hajam cerca de 300 pessoas activas no grupo, ainda que algumas apenas participem ocasionalmente. Não deixa de ser bom, 300 em 1100 pessoas possíveis.

Quais os membros mais activos?

Das 63 pessoas que publicaram, algumas foram mais activas que outras, como é normal. A figura seguinte revela as pessoas que mais têm dinamizado o grupo, e que merecem um enormíssimo MUITO OBRIGADO por manterem a chama do grupo acesa, and running. Muitos destes membros, são responsáveis por colocarem posts que, pela minha visão pessoal, são outstanding – por isso os costumo compilar numa resenha a que chamei Manager’s Choice. Nessa selecção, procuro dar reconhecimento aos membros que colocaram posts que dignificam o grupo, e o tornam num caso de sucesso. Não nos podemos esquecer que os posts no Facebook são efémeros: com o tempo, vamos deixando de aceder à informação partilhada, o que não é positivo. Desta forma, salvaguardo todos os meses alguns para memória (e utilização) futura. Muito em breve sairá o Manager’s Choice de Abril. E, acreditem, o material é do melhor!

Até breve

Francisco Teixeira

Manager do grupo Consumer Behavior Portugal – um grupo Facebook

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