Manager’s Choice Julho

Posted on Agosto 2, 2012. Filed under: Inspiração | Etiquetas:, , , , , |


O Pensamento, a Banca e a Persistência

Às vezes damos por nós a pensar onde tudo isto nos irá levar. A última década tem sido de extraordinários avanços em praticamente todas as áreas do saber, sem excepção, da arte à economia, da medicina à engenharia. Grande parte dos fundamentos que eram dados como inatacáveis há 10 anos, são agora alvo de reformulação.

A Internet foi o factor preponderante para o actual estado de coisas. Há razões de sobra para crer que sim, na medida em que ela permite um desenvolvimento exponencial das nossas capacidades de pesquisa e execução. Aquilo que antes era realizado paulatinamente, dia após dia, é agora duplicado ou triplicado a cada dia que passa.

Na mesma medida, a Internet veio banalizar o conceito de descoberta. É difícil ter uma conversa em que se apresente algo, que os nossos interlocutores já não tenham visto – melhor e em mais quantidade – na Internet. Os avanços tecnológicos, científicos e artísticos de outrora recebiam horário nobre, pompa e circunstância. Agora os avanços são recebidos como mais um… avanço. O ser humano tem perdido a capacidade de se maravilhar, mas isso não devia acontecer. É preciso sentir nas entranhas o momento singular que é a primeira vez. As motivações intrínsecas são valiosas e não as podemos perder.

Um desses avanços ocorreu recentemente, quando uma pessoa conseguiu, apenas através do pensamento, controlar um robot a centenas de kms de distância. Este foi o post nº 1 do Manager’s Choice, uma iniciativa do grupo Consumer Behavior Portugal, um grupo Facebook. Já haviam automóveis controlados por pensamento, mas controlar algo a centenas de kms é outro patamar. Já se fala também no fenómeno da World Wide Mind, que poderá tornar o Facebook obsoleto no futuro.

Quantas questões levanta este acontecimento? Estaremos a caminhar para um mundo sem contacto humano? Daqui a 50 anos estaremos a olhar para o nosso telemóvel – em vez de interagir? Dar um olá a alguém, sem dizer olá? Se o nosso pensamente pode ser lido, estaremos à mercê de “cookies”, “warms” ou virus informáticos? Escreveremos da mesma forma a palavra “privacidade” ou a expressão “retiro espiritual”? Vale a pena ler o artigo aqui.

Nos tempos de crise que vivemos, é de esperar mudanças de mentalidade no pensamento económico. E uma das mudanças pode estar para breve: uma distribuição mais equitativa do poder económico, retirando à Banca o monopólio incontestável que tem tido no último século. A Banca movimenta muitos lobbies e é sábia a contornar os corredores do poder político e regulador. Como detêm a esmagadora maioria das poupanças mundiais, é a última a ser responsabilizada – não vá o barco afundar de vez. Mas o engenho humano, timidamente, tem andado a retirar poder a esse navio de grande porte. E-money, Paypal, Google Wallet, o sistema de pagamento Person-to-Person da Visa, Mobile Money (um sucesso em África) são já aproximações a uma maior liberdade dos consumidores face à banca – mesmo sabendo que ela está lá.

Surge aqui o post nº 2 do Manager’s Choice de Julho, que versa sobre Equity-Based Crowdfunding (ver artigo neste link). Nos EUA, o crowdfunding está a ser legislado para que qualquer pessoa possa “apostar” em negócios ou projectos pioneiros, papel até agora maioritariamente atribuído à banca. O crowdfunding não é novo (financiamento baseado no contributo das massas, em que “grão a grão enche a galinha o papo”), o que passa a ser novo é a sua versatilidade e a contextualização legal. Em vez de ter as suas economias estagnadas em grandes bancos, porque não ajudar o vizinho a montar o seu pequeno negócio? O quadro legal permitirá um “boom empreendedor” que rapidamente se espalhará pelo mundo, esperemos.

Num registo diferente, imagine que tem num supermercado um snack com duas probabilidades de compra. Numa prateleira, está o snack à venda por 2 euros; noutra está o mesmo snack, mas para o levar para casa tem de fazer 20 flexões em pleno supermercado. Ou carregar 4 garrafões de 5 litros de água pelos corredores. Qual escolheria? Se pensa que sabe a resposta, veja o post nº 3 do Manager’s Choice, e pensemos todos no que realmente move o consumidor actual (carregue 200X aqui).

O Manager’s Choice é uma forma de incentivar a participação no grupo Consumer Behavior Portugal, no Facebook. Este mês a iniciativa tem como “madrinha” a Revista Marketeer, que disponibiliza uma assinatura anual ao post nº 1, e assinaturas semestrais ao 2º e 3º posts. É uma honra trabalhar com uma publicação de referência em Portugal, e que integra o arquétipo de qualidade quando se fala de Estratégia, Marketing e Negócios. Vale a pena fazer uma visita à página da publicação no Facebook.

Este mês foram colocados quase 400 posts, o que atesta da dinâmica do grupo.

Por isso, o meu obrigado a quem participa, a quem apenas coloca “likes”, a quem espreita de vez em quando e até quem apenas conhece o grupo de nome.

Bom networking!

Francisco Teixeira

***

Manager’s Choice list:

1 | Daniela de Almeida – “Life Imitating Art: Robot avatar body controlled by thought alone

2 | Luís Manuel C. Sobral – “Will crowdfunding for businesses succeed or fail?

3 | Assma Gulamhussen – “Até onde iria pelo seu snack favorito?

***

Menções Honrosas:

Luís Cochofel – Marketing 3.0 by Philip Kotler

Fernando Rodrigues – As cidades… As pessoas… O cérebro… A interação: a revolução das NeuroCity’s!

Fátima Nabais Antunes – The fight over TV is a fight for platform power

Paula Cruz – Ikea, a new kind of catalog

Fátima Nabais Antunes – Dethroning Established Platforms

José Manuel Marques Ferreira – Honesty shouldn’t go unrewarded

(Nota: a Daniela de Almeida também publicou este post, mas foi depois do José)

Paulo Morais – Copywriting – A Pergunta Mágica que Acaba com todas as Incertezas e Garante Resultados

Maycom Soares – Vantagens e desvantagens em ser jovem nos dias de hoje

Sílvia Ricardo – Internet está a mudar profundamente os hábitos de consumo dos portugueses

Fátima Nabais Antunes – Este país não é para velhos?!?

Assma Gulamhussen –  European Communication Monitor 2012

🙂

Make a Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

  • Categorias

  • Arquivos

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d bloggers like this: